A associação “L’Altra Faenza” também adere à marcha contra os regaseificadores de domingo 11 de setembro em Ravenna

A associação político-cultural “L’Altra Faenza” também adere à marcha contra os regaseificadores, pela previsão do tempo para domingo, 11 de setembro, em Ravenna.

“Contestamos – explicam – o novo projeto de regaseificação em Ravenna (como em outros lugares) não apenas pelos enormes impactos ambientais (veja a perfuração de 32 km que entra no território da praia de Punta Marina, contornando toda a cidade de Ravenna), mas também porque, a custos enormes, resultados ruins só seriam obtidos em poucos anos e, sobretudo, o antigo sistema de energia fóssil seria mantido por décadas”.

“Para lidar com a urgência do abastecimento e custos de energia e gás, são necessários planos de poupança e eficiência e um preço político a nível europeu – ou a nível nacional (como Espanha e Portugal) – atingindo a especulação internacional e recuperando 100% dos superlucros das grandes empresas de energia (incluindo multi-utilidades locais) então investindo seriamente na transição energética, para reduzir e, assim, gradualmente dispensar as fontes fósseis “, argumentam .

“Felizmente – inclusive – mesmo em nossas regiões, a oposição, as críticas, as preocupações estão crescendo e não apenas dos “ecologistas mais radicais”; todos devem receber respostas precisas, que o procedimento de emergência, gerido pelo senhor comissário Bonaccini, corre o risco de não dar, também porque o regaseificador quer fazê-lo a todo o custo. Para compensar esse desejo, ele disse recentemente: “Espero que a partir do próximo governo você nos deixe construir o maior parque eólico flutuante da Itália e um dos maiores da Europa”. Sem esperar pelo próximo governo, há escolhas que podem ser feitas de imediato, mesmo por quem não necessariamente partilha integralmente as nossas análises, isto aplica-se à Região – que, recordamos, estabeleceu para si a meta de 100% renovável até 2035 – mas também para as autarquias, associações económicas e produtivas, empresas, sindicatos, associações sociais, consumidores, até cidadãos individuais”.

“Vamos dar apenas alguns exemplos:

– A Região emitiu Diretivas em 2021 para incentivar a instalação de sistemas fotovoltaicos em áreas de pedreiras onde a atividade de mineração foi concluída, em áreas industriais e comerciais, bem como em aterros que não estão mais ativos (ou testes agrovoltaicos) para instalações de 20 megawatts;

– Que verifica as possíveis aplicações em cada território, tendo também em conta que na região existem cerca de 70 aterros em desuso cujos gestores são em parte municípios e em grande parte multisserviços, que poderiam investir em centrais solares fotovoltaicas, térmicas, biogás, etc. ?

– O lançamento das Comunidades de Energias Renováveis, também favorecido pela recente lei regional, que pede aos municípios que identifiquem “espaços públicos a disponibilizar a terceiros para a construção de fábricas… custos especialmente dirigidos às camadas mais débeis da população, que correm o risco de ver custos de facturação insustentáveis.

Claro que essas propostas não resolveriam completamente a próxima emergência energética, mas teriam a vantagem de ir na direção certa, e de ter, já no curto prazo, resultados muito superiores ao que o projeto insano da usina de regaseificação” , concluem.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."