“A região promove o reconhecimento do direito da oncologia ao esquecimento”

O conselheiro regional dos Irmãos da Itália Vittorio FantozzIntervenho na homologação, em conselho regional, do direito ao esquecimento oncológico: “O Conselho Regional aprovou por unanimidade uma agenda dos Irmãos da Itália que compromete a Região a intervir para que a Toscana promova o reconhecimento do “direito ao esquecimento” para evitar que os curados de doenças oncológicas sofram discriminação inaceitável, impedindo a informação sobre doenças tumorais prévias sejam levadas em consideração no contexto da avaliação da pessoa curada. Um grande ato de civilização» declara o conselheiro regional dos Irmãos da Itália Vittorio Fantozzisignatário da ordem do dia.

Em 2022, a reabilitação do câncer na Itália é na verdade um direito negado – aponta Fantozzi -. Tanto que em 29 de março foi apresentado ao Senado o projeto de lei que, em linha com o que já foi legislado na França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Portugal, pretende garantir aos ex-pacientes o direito de não serem representados pela doença. .e não ser discriminado: quem superou a doença cancerígena há pelo menos 10 anos (e por 5 anos se diagnosticado antes dos 21 anos) pode ter acesso a hipotecas e empréstimos, seguro de vida e adoções. Por outro lado, acontece hoje que aqueles que tiveram uma doença se encontram (portanto, após a lesão, até o insulto!), dificuldades de acesso aos serviços essenciais mencionados, bem como obstáculos à seleção para emprego e carreira profissional. A Fundação Aiom (Associação Italiana de Oncologia Médica) criou a campanha de comunicação “Não sou o meu tumor” com o objectivo de sensibilizar a opinião pública e as instituições, na esperança de alcançar o mais rapidamente possível outros países virtuosos, mas muitos outros associações voluntárias estão cientes do assunto“.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."