Arrow Electronics e o Projeto DANI para Pessoas com Deficiência

Por ocasião do mude agorauma cúpula internacional de três dias realizada em Paris (19 a 21 de maio), Flecha Eletrônica apresentou o novo projeto Data Analytics & Network Innovation, também conhecido como “Projeto DANI”.

O tenista em cadeira de rodas está no centro do projeto DANI Dani Caverzaschi (foto), 28 anos, nascido sem grande parte da perna direita e com várias malformações na esquerda. Dani participa do Wheelchair Tennis Tour da International Tennis Federation (ITF) e disputará pela primeira vez o segundo Grand Slam do ano, Roland-Garros, de 31 de maio a 4 de junho. Ele também jogou pela seleção espanhola, que terminou em segundo lugar consecutivo na Copa do Mundo em Vilamoura, Portugal, em maio.

Arrow e Dani estão colaborando em duas soluções de tecnologia para melhorar a vida de pessoas em cadeiras de rodas e pessoas com deficiência:

• ‘WheelWay’– um sistema de navegação inovador, concebido especificamente para qualquer pessoa com mobilidade reduzida, que ajuda a ultrapassar os problemas associados às deslocações nas cidades.
  • ‘DataRally’– dados em tempo real, de sensores na cadeira de rodas, nos equipamentos e no corpo do atleta, que permitem a análise, refinamento e melhoria do desempenho em competição.

Ao expandir a experiência e as habilidades da Arrow, ambas as soluções introduzem uma nova abordagem à mobilidade, de forma integrada, e utilizam tecnologias revolucionárias, que combinam hardware e software avançados, arquitetura em nuvem e análises para adquirir e estudar dados. Exclusivamente, os dados são relevantes para as necessidades específicas de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade limitada.

WheelWay centra-se no “que é possível”, e não nos obstáculos, permitindo que as pessoas em cadeira de rodas organizem as suas viagens e descubram a cidade envolvente. As instruções de rota combinam dados “ao vivo” do GPS Smart e serviços de nuvem pública, para fornecer informações de rota em “tempo real” e para fins de mobilidade. É uma solução única para a comunidade de deficiência.

O segundo movimento, DataRally, destina-se a atletas profissionais em cadeira de rodas e visa melhorar o seu desempenho, permitindo-lhes obter vantagens competitivas. Até agora, Dani dependia de sua sensibilidade e intuição para otimizar seu jogo. Hoje, graças ao uso de sensores instalados na cadeira de rodas, na raquete de tênis e no pulso do dispositivo vestível, o DataRally permite que Dani e seu treinador coletem e analisar dados de cada jogo e praticar em tempo real, para identificar áreas específicas de seu nível de jogo para trabalhar.

A tecnologia pode ser adaptada para medir velocidade, aceleração, distância percorrida, impactos, número de voltas, frequência cardíaca, velocidade do saque, posicionamento da bola na raquete e muito mais.

Conforme assinalado em nota oficial à imprensa por Caverzaschicujo objetivo é simplificar a deficiência: “Essas soluções não são invasivas e não me deixam mais viciado. Eu gero os dados, que são analisados ​​e, em seguida, as informações voltam para mim através dos aplicativos, permitindo que eu tome decisões informadas. Cabe a mim decidir para onde ir e o que fazer. Eu decido como me regular em campo. Os dados me permitem mais escolhas, mas também mais liberdade e oportunidades“.

DANI é um projeto de Edge Computing que aproxima o processamento e armazenamento de dados de sua origem. Cada tecnologia é desenvolvida por pesquisadores da Programa de graduação by Arrow: jovens colaboradores que, como Dani, estão na casa dos vinte e nativos digitais.