Benfica, risco de rebaixamento por corrupção desportiva

A perícia financeira da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público da empresa informática que serviria de “bolsa azul” do Benfica, pela forma como recebeu 1,9 milhões de euros do clube por serviços de consultoria fictícios, os processos resultam em pagamentos de milhares de euros ao árbitro Bruno Paixão, por determinação da TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal). E a prova no julgamento é o suborno desportivo, uma forma secreta do Benfica subornar um árbitro. Se tentar, o Benfica pode descer de divisão.

Ou seja, através do “Best for Business”, do empresário José Bernardes, já acusado no julgamento da “bolsa azul”, o próprio Bruno Paixão admite à TVI ter recebido dinheiro, mas apenas para “um serviço de controlo de qualidade” na agência . Ele diz que é mera coincidência que tenha trabalhado, na mesma época como árbitro da Liga portuguesa, para o empresário suspeito de esconder 1,9 milhão no Benfica.

Há mais de uma empresa de informática na esfera de José Bernardes, que estava na mira da justiça quando um estabelecimento bancário em que seu “aplicativo flexível” tinha conta lançou um alerta por suspeita de lavagem de dinheiro.

A empresa não teria tamanho para receber € 1,9 milhão em benefícios. E o cliente era o Benfica, e a PJ apurou que nenhum serviço foi prestado – seria uma forma de levantar dinheiro das contas do clube para despesas não documentadas. Neste caso, além de José Bernardes, já são acusados ​​o ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira e os administradores da SAD Miguel Moreira e Domingos Soares de Oliveira, bem como a SAD Benfica. Todos acusados ​​de evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Agora, depois de descobrir saídas de dinheiro de uma empresa de informática de José Bernardes para Bruno Paixão, o procurador tirou conclusões sobre o objetivo do clube de ter uma “bolsa azul”: entre as despesas não documentadas poderia figurar pagamentos a um árbitro de futebol.

Paixão, que acumulou árbitros polémicos ao longo da carreira, primeiro em campo e depois como videoárbitro, tendo terminado a carreira na época passada, nega que a TVI tenha recebido qualquer compensação do Benfica. E diz que é tudo coincidência: “Conheço o José Bernardes, e aqui há uns anos, há uns meses, tentei montar um sistema de controlo de qualidade, ISO 9001, na empresa Best for Business”.

Ainda não foi contactado pela PJ, diz, e diz não ter conhecimento de qualquer suspeita de corrupção desportiva contra ele. A TVI sabe que esta informação, extraída do processo “saco azul”, foi incorporada noutra investigação ao Benfica por corrupção desportiva, nascida do chamado “caso do e-mail”, quando a correspondência electrónica entre dirigentes encarnados e pessoas relacionadas com o setor de arbitragem. Este julgamento, pendente de decisão final do Ministério Público, já reconheceu os casos de ‘Voucher’ e ‘Mala Ciao’, para vários suspeitos.