Certa Stampa – A VOZ DO TREINADOR / O CASO DA JUVE E OS DEFEITOS DA POLÍTICA

Nas últimas horas, assistimos à notícia da renúncia de toda a diretoria, incluindo o presidente, de um dos clubes mais famosos da Itália e da Europa. Como jornalistas baseados no norte da Europa e em Sankt Pauliani, comentamos os fatos de forma esportiva e queremos analisá-los com vocês, nossos queridos leitores. Como demonstrado no passado, não somos por um time ou contra uma cor em particular, somos acima de tudo pelo Sankt Pauli e pelo modelo alemão, certamente também somos com e pelo esporte italiano: viva a Itália, como o cantou De Gregori . Posto isto, lamentamos muito os acontecimentos ocorridos, mas que não nos apanharam de surpresa. Durante décadas, o esporte italiano vive uma crise de negócios (e não uma crise de resultados), enquanto o futebol italiano vive uma crise de resultados e uma crise de negócios. Você já se perguntou por que essas crises corporativas quase nunca acontecem no exterior, sendo apenas Barcelona a exceção que confirma a regra. Por que essas situações só ocorrem na Itália? No belo país encontramos times (o único absurdo italiano que por décadas pode ser chamado de empresas) que estão falindo ao ritmo de cerca de 15 por temporada: mais de 156 falências foram registradas nos últimos 10 anos. Especulações, cordas, uma bela expressão alpina para escalar picos inimagináveis ​​e depois cair em ravinas de falência. Os árabes fondi, os russos os russos, os americanos cantaram Lucio Dalla sem saber o desastre que trazem para o esporte italiano. Muitas vezes chegam e não sabemos quem são, compram os clubes e o Relatório (RAI3) certifica que quem comprou um clube não se encontrava no seu país de origem, sem sede e sem sequer o capital necessário. Capital e mais capital… não é o próprio capital o problema? Desde o início da década de 1980, foi lançado na Itália um modelo que deveria “profissionalizar” o esporte italiano! Lindo! Ótimo! Mas as associações desportivas foram destruídas, tivemos de nos organizar em sociedades anónimas, o erro foi nosso. Hoje a Associazione Sportiva Roma (Spa) não existe mais, o antigo e glorioso Cricket & Football Milan não existe mais, muito menos a mais antiga associação esportiva italiana, Genoa! (Link Gênova). Em todo o mundo, por outro lado, as associações desportivas continuam a promover o desporto e o sucesso, o nosso modelo é e continua a ser o germânico de Sankt Pauli com um exemplo para todos, as associações de Freiburg e Bayern de Munique. Na verdade, nunca ouvimos falar de falências em Portugal (link Porto) ou outras associações pelo mundo, da Dinamarca à Suécia mas sobretudo na Alemanha, NÃO. Nunca ouvimos falar de recapitalizações no Bayern de Munique (link) mas acima de tudo os alemães não desaprovam o capital, capital que, como todos sabem, eles inventaram, como me explicou minha querida avó. , manuseie com cuidado! O Bayern tem assim mais de 350.000 membros que então administram seu pequeno capital interno que não pode ser transferido para fundações e/ou consórcios estrangeiros. Internamente tem Audi e também uma cidade italiana muito importante, Adidas e Allianz, assim como no caso italiano. Nenhum deles pode comentar fatos esportivos, eles apenas verificam. Não temos participação popular na Alemanha, onde você pode comprar ações de segunda a sexta-feira em qualquer balcão de banco, em vez disso, temos promoção esportiva no verdadeiro sentido da palavra, onde os membros ativos praticam esportes enquanto os membros passivos que não praticam esportes apoiam. setores juvenis. Que bom, essa é a diferença e essa é a coisa teutônica, ao promover o esporte eles também fazem negócios, constroem estádios (municipais), formam novas classes culturais de jovens através do esporte, combatem o racismo e a violência com a prática do esporte, com participação, inclusão . Também gerou muitos novos empregos, então o esporte também ajuda indiretamente a sociedade criando realmente um PIB incrível, ajuda a segurança nacional: o esporte praticado pelos alemães também ajuda a saúde pública. Na Itália o CONI tem mais de 5 milhões de praticantes, agora você vai entender porque o CONI alemão tem mais de 27 milhões de praticantes, enquanto nosso FIGC tem apenas 1 milhão de inscritos contra mais de 7 da DFB alemã. Um fato que poucos apontam é também o negativo significado econômico e histórico esportivo, explicaremos melhor. Bayern ou Porto estão fortemente ancorados em seu contexto urbano e regional. Do nosso lado, temos equipes sediadas em outras cidades e treinamos em outras províncias: como seria se o Boca Juniors treinasse no campo do River Plate? A tradição se perdeu, a história e até os símbolos mudaram, mas isso só acontece na Itália. A marca foi vendida lá fora e aí também foi um grande erro, revendemos tudo e nem sabemos para quem. O problema dos últimos dias, portanto, não é atribuível a um único clube, é bom hoje apontar o dedo para quem se demitiu ou pediu para se demitir do conselho de administração, nós, italianos, somos todos culpados. A nossa política é culpada de criticar o sistema futebolístico durante anos sem ter uma visão “junto”, ligando-se letalmente aos presidentes do futebol, em particular à FIGC que continua a insistir no modelo da falência das “corporações”. Está lá para ver tudo, claro como o dia, mas hoje estamos tão seguros quanto a noite!

ANTÔNIO VALBRUNI

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."