cidades como lugares de mediação – CittAgorà

A conferência internacional na sala “Norberto Bobbio” da Cúria Máxima

Conceito caro a todas ou quase todas as culturas, etnias e religiões, a paz não é simplesmente a ausência de conflitos armados, mas é a capacidade de viver juntos, preservando a diversidade enquanto alimenta o encontro, o diálogo mútuo, o respeito mútuo por regras comuns, funcional para viver em paz com direitos e deveres iguais dentro de uma comunidade compartilhada. São as cidades, os lugares onde mais se concentra a humanidade com todas as suas particularidades e contradições, o terreno onde o equilíbrio pode ser mais frágil. Mas, ao mesmo tempo, representam também uma concentração de energia, recursos, inteligência e oportunidades: um lugar por excelência de encontro e mediação. “Cidade da Mediação e da Convivência” é, de facto, o título programático do encontro europeu que decorreu hoje na sala “Norberto Bobbio” do edifício histórico da Cúria Máxima, uma das sedes do tribunal da cidade de Turim , que patrocinou a iniciativa em colaboração com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), representada por Massimo Gnone.

O evento foi organizado pela Mosaico – Ações para refugiados, CreE.A – Mediation Sociale Europe, AISA- Ong Internationale, AFPAD – Formation, Précention et Accés ai Droit, com a intervenção de Cheikh Bentounes, promotor da “Internationale of living together in paz”. Os palestrantes se revezaram de várias cidades italianas, bem como da França, Espanha, Portugal, expressões de administrações locais e instituições culturais como o Instituto Parisiense de Mediação Guillaume -Hoffnung Institut, o Centro Max Weber da Universidade de Lyon, UNESCO e outros Também existem realidades importantes sob a Mole, desde a Compagnia di San Paolo até o Grupo Abele e a Fundação Lavazza.

Uma reflexão coral e uma intensa troca de experiências, com particular destaque para os diferentes atores do “conviver em paz” em Turim, com a participação do Presidente da Comissão Municipal contra o Racismo e os Crimes de Ódio, Conselheiro Abdullahi Ahmad Abdullahi. Duas mesas redondas exploraram o tema da mediação como componente política da cidade e como acesso aos bens comuns do território (esta última com o vereador Francesco Tresso).

Na sua saudação institucional em nome da Cidade de Turim, a Presidente da Câmara Municipal Maria Grazia Grippo recordou que “começou a acompanhar mais de perto a actividade do Mosaico no ano passado, por ocasião das comemorações do Dia Internacional do Refugiado que decorrem lugar na Sala Rossa e lá voltará dentro de algumas semanas, para renovar mutuamente o compromisso de fortalecer as políticas de acolhimento e inclusão”, o que é tanto mais necessário, acrescentou Grippo , que “estamos passando por um momento em que a narração de um micro – um nacionalismo que de forma alguma pode nos pertencer”.

Discurso do Presidente Grippo

O Presidente concluiu então: “Turim não quer renunciar de forma alguma ao carácter que demonstrou desde o pós-guerra, tímido mas não repulsivo, duro mas permeável: uma figura que queremos manter perto de nós ao assumir a desafios com os quais o presente e o futuro nos confrontam de tempos em tempos. É particularmente atraente a perspectiva de que nossa cidade possa iniciar a tecelagem de uma rede de municípios articulados compartilhando experiências e métodos de mediação, ainda mais próxima da bela iniciativa dedicada aos direitos que aconteceu no Teatro Carignano há poucos dias na presença de muitos prefeitos e prefeitas”.

RS

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."