Com o seu foguete, triunfa em Portugal, mas tem de se mudar para França para perseguir o seu sonho

Com a sua equipa do Politécnico de Milão venceu um importante desafio aeroespacial europeu organizado em Portugal, colocando a Arcore no topo da Europa.

Mas, como acontece frequentemente, em breve deixará Itália para se estabelecer em França e trabalhar numa startup. Mais uma história de um jovem italiano de excelência forçado a ir para o estrangeiro para continuar a trabalhar. Ele é Mateus Colombo, d'Arcore, um engenheiro aeroespacial de 24 anos bastante conhecido na cidade.

Ele triunfou no “EuRoc, European Rocketry Challenge”

O seu talento está na origem do tremendo sucesso alcançado pela École Polytechnique que triunfou no ranking geral do “EuRoc, European Rocketry Challenge”, um concurso promovido pela Agência Espacial Portuguesa e pela ESA (Agência Espacial Europeia) para o estudante Skyward Experimental Rocketry. Associação.

O jovem Bernese estudou na Escola Superior Científica e depois continuou seus estudos com uma licenciatura de três anos em engenharia aeroespacial. E agora está concluindo o mestrado em aeronáutica com especialização em estruturas aeronáuticas espaciais.

Projeta e constrói foguetes

Durante seus estudos, ele se juntou à associação Skyward Experimental Rocketry, que projeta e constrói foguetes espaciais.

“Quando entrei nesta magnífica equipa, foi o primeiro ano em que se desenhou um foguetão para participar numa competição europeia – explicou Matteo – A corrida é a mesma que conseguimos vencer este ano em Lisboa e que nos ocupa desde então 11 a 18 de outubro”.

Em 2020, muitas associações pertencentes a diferentes universidades já tinham alguns foguetes prontos para participar da competição original nos Estados Unidos, mas com o advento da pandemia a competição foi cancelada. Assim nasceu o EuRoc na Europa, do qual Matteo já havia participado na segunda edição.

Vou deixar a Itália depois da formatura

Foi muita satisfação com esta vitória, mais do que merecida graças ao empenho e à paixão. Hoje, Matteo tem grandes expectativas para um futuro que, como dissemos, o afastará da Itália.

Após o mestrado, ele irá para a França trabalhar em uma startup de foguetes, dedicando-se inteiramente ao design. “Esta vitória deu-me ímpeto para pensar ainda maior – concluiu – mal posso esperar para começar esta experiência para me preparar da melhor forma possível”.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."