Dia de Trekking Urbano: os roteiros essenciais

Uma nova forma de fazer turismo suave, que acompanha os visitantes longe dos circuitos mais movimentados. Esta é a proposta de “Dia Nacional do Trekking Urbano”que está em sua 19ª edição, que acontecerá na segunda-feira 31 de outubro dentro 71 comumos deuses 17 regiões que a ele aderem, entre cidades de arte e aldeias menos conhecidas. Uma experiência de viagem que combina natureza, desporto, arte, gosto e a vontade de descobrir os recantos mais curiosos e escondidos, através de percursos incrivelmente sugestivos.

Dia de trekking urbano: conquistando Portugal

Idealizado pela Câmara Municipal de Siena, o evento visa promover o turismo sustentável, incentivar a descoberta do território de norte a sul e valorizar as suas belezas paisagísticas, culturais, gastronómicas e vitivinícolas, alargando o leque de visitas às zonas mais periféricas. . .

Com o slogan “Che Spettacolo di Trekking”, este ano o evento é dedicado a locais de músicado cinemado Mostrar, e descubra a excelência artística que torna o nosso país único e maravilhoso. Além disso, pela primeira vez se estenderá além das fronteiras italianas, conquistando também o cidade portuguesa do Portograças à colaboração com o projeto URBiNAT, financiado no âmbito do programa Horizonte 2020 da União Europeia.

Algumas das rotas mais emocionantes

Para Dele, o percurso pedestre deste ano irá levá-lo a locais normalmente fechados ao público, como Palácio Sergardioferecendo a oportunidade imperdível de admirar Pequeno Teatro e acesso a áreas desconhecidas do prestigiado Academia de Música Chigianafundada há quase cem anos e uma empresa de renome internacional.

O caminho curto ao redor do aldeia murada mágica de Murloque desde a Idade Média foi o “castelo” do Bispo de Siena até a anexação do feudo episcopal ao Grão-Ducado da Toscana em 1778. Você chegará ao castelo pelas estradas brancas que o cercam, incluindo a conhecida como ” La Corta”, ao longo das muralhas exteriores, atravessando olivais, terras aráveis ​​e pequenos jardins, incluindo aqueles onde se cultiva Fagiola di Venanzio, uma antiga variedade local de feijão, grãos antigos e azeite de qualidade.

Dentro Piemontehá o espectacular trekking promovido à descoberta de Ivrea, Capital Italiana do Livro 2022que acolherá os visitantes com percurso excepcional, cujos protagonistas serão – precisamente – os livros, com paragens em frente aos principais monumentos da cidade. Além de admirar as belezas do centro histórico, você percorrerá o rio Dora Baltea, muito desejado pelos amantes da canoa, e o histórico Naviglio, com passagem pelos jardins Giusiana.

Também participa do Dia Nacional do Trekking Urbano Leste, berço dos antigos venezianos, com suas ‘100 maravilhas’. O percurso começará na Basílica de SM delle Grazie e terá como ponto final o Museu Nacional de Atestino, oferecendo a possibilidade de visitar a Basílica delle Grazie, a Catedral de S. Tecla, a Igreja da BV della Salute, a Cimeira Mastio e a Torre Cívica. Há também um desvio opcional para o Sentiero del Principe em Parque das Colinas Euganeanas.

Vai passar Campânia, Herculano propõe um percurso sugestivo de cerca de três horas, para descobrir alguns locais de interesse histórico e artístico da cidade das escavações. Começaremos no parque inferior de Villa Favorita, entre as avenidas arborizadas que levam à Casina dei Mosaici, de onde você pode admirar uma das vistas mais evocativas do Golfo de Nápoles. Daqui seguiremos para o Palazzo Arcucci, Villa Maiuri e Villa Campolieto do século XVIII, percorrendo o trecho de estrada chamado “Miglio d’Oro”, que manteve seu charme inalterado ao longo do tempo.

Para Cagliarivocê terá a oportunidade de visitar os bairros históricos da capital da Sardenha, refazendo mais de setecentos anos de história, as esplêndidas fortificações de Castello, incluindo as belas torres de San Pancrazio e dell’Elefante, as muralhas e muralhas espanholas, no bairros de Stampace e Villanova, o centro da religiosidade popular.

Duração e dificuldade dos percursos

Os percursos urbanos têm uma duração que varia de 1 a 4 horas e uma dificuldade que atende às necessidades de todos. Entre os centros que podem ser percorridos mais facilmente e por mais tempo rotas de menos de 2 quilômetros destacam-se: Anagni, Ancona, Macerata, Murlo, Terracina e Chieti. Entre os locais que, por outro lado, exigem mais tempo e mais dificuldade para percursos guiados ao longo de 6 quilómetros existem: Colli al Metauro, Passirano, Sestri Levante, Sondrio e Venaria Reale.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."