Digiacco (FdI), “Estou ao lado dos trabalhadores do porto de Gioia Tauro-San Ferdinando”

Estou ao lado dos trabalhadores do porto de Gioia Tauro-San Ferdinando, nestes momentos de preocupação pelo risco de demissão de funcionários por demissões ou mesmo, por fechamento, pelo novo sistema tributário que poderia incentivar as companhias marítimas a transferir o tráfego naval para portos não europeus, talvez para o Norte de África, onde o imposto não seria aplicado ou seria aplicado apenas parcialmente com vantagens competitivas significativas. Este é precisamente o pacote europeu “Fit For 55” que exige a redução das emissões para a atmosfera, agora também previsto no sector marítimo de acordo com a Directiva Europeia n.º 55. 2023/959 ETS que obriga os armadores a compensar as emissões poluentes produzidas todos os anos, uma diretiva que entrará em vigor a partir de 2024.
Mas foi o meu próprio partido, os Irmãos de Itália, que deu o alarme, através do eurodeputado Denis Nesci, sempre muito atento aos problemas do nosso território, que declarou que muitos tinham votado, toda a esquerda e parte da Forza Italia, em suma – prevendo as consequências, convidando-os assim a confrontar os restantes países mediterrânicos (Espanha, Portugal e Grécia) a apresentar pedidos antes de 31 de Dezembro, abrindo uma brecha no processo legislativo já encerrado em 18 de Abril, embora uma carta ao Ministro da Transportes, Matteo Salvini, já levantou as questões e destacou as contradições desta directiva, pedindo-lhe que considerasse a reabertura das discussões.
É claro que defender o ambiente contra as alterações climáticas em curso é um dever de todos e não apenas dos portos com vista para o Mediterrâneo, os únicos portos afectados pela directiva europeia. O nosso porto de transbordo, com milhares de funcionários distribuídos entre o MCT e empresas externas, produz a grande maioria do PIB da Calábria, portanto do Sul de Itália, uma infra-estrutura estratégica para a nação e para toda a Europa, que não pode ser penalizada, é é uma pena que este aspecto económico e político tenha sido negligenciado, ou melhor, ignorado pelos eurodeputados que criaram a lei.
Associo-me, portanto, ao forte apelo à política nacional que parte, nos últimos dias, do nosso território ao lado do almirante Andrea Agostinelli, dos colegas sindicalistas, dos colegas administradores públicos, das empresas do sector, de todos os trabalhadores portuários. Estarei presente, como director provincial do Departamento de Políticas Sociais de Fratelli d’Italia, certamente com o resto do meu partido, na manifestação prevista entre 16 e 18 de Outubro, para evitar o epílogo mais desastroso da situação. No entanto, estou confiante no interesse e na acção do governo nacional que, estou certo, conseguirá, com o empenho que certamente não falta, em modificar a decisão e o calendário da UE.
Maria Carmela Digiaco

Responsável pelo grupo Irmãos da Itália

Município de São Ferdinando (RC)

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."