E se apenas o financiamento de impacto permanecesse?

Quase mil pessoas reuniram-se em Málaga para a edição de 2023 (2 e 3 de outubro) da Global Impact Summit. Nunca uma edição do mais importante evento de financiamento de impacto social registou um número tão grande: 950 participantes (o Palazzo delle Fieri e del Congressi na cidade de Pablo Picasso, que acolheu o evento de dois dias, estava lotado) representando cerca de quarenta aldeias.

Um terço dos participantes veio de Espanha, um terço do resto da Europa e um terço de outros continentes. O perfil dos participantes também foi surpreendente: um em cada dois, ou 50%, veio Andaluzia em nome de um fundo de investimento privado, 30% são investidores públicos ou institucionais, o restante reúne think tanks, acadêmicos, empreendedorismo social e terceiro setor.

Como explicar esse sucesso? Perguntamos a Sir Ronald Cohen, cofundador e cadeira do Grupo Diretor Global para Investimentos de Impactoque falou aqui em Málaga com o economista-chefe do Financial Times, Michael Wolf, conectado de Londres (foto de abertura). “A razão é que agora é claro para todos que a escala dos problemas sociais e ambientais que vivemos não pode ter outra solução senão envolver o grande capital neste jogo.” Um raciocínio que termina com uma previsão e não com uma esperança: “Dentro de alguns anos, todos os investimentos terão um impacto social. A chave agora é encontrar um padrão internacional para medir custos e resultados. E embora seja verdade que estamos mais avançados no lado verde, não é verdade que seja impossível encontrar a solução certa também para os investimentos sociais. A linha de chegada nunca esteve tão próxima.” Também é interessante perceber quais são os países líderes nesta partida. Não só Grã-Bretanha, Espanha e Portugal, mas também Índia ou Brasil. Itália? Nem mesmo mencionado. Abaixo está o vídeo completo da entrevista transmitida na VITA à margem da cúpula.

Entre os palestrantes presentes no centro de exposições da Avenida Ortega y Gasset estava também Giovanna Melandri, uma das fundadoras do movimento liderado por Cohen promovido após a crise de 2009 e presidente da Fundação Humana.

“Na altura falávamos de algumas centenas de milhares de milhões de ativos sob gestão investidos em impacto, o que significa internalizar não só o risco e o retorno nas escolhas de investimento, mas também o impacto social resultante desta dotação financeira. Hoje estamos falando de cerca de 3 trilhões de dólares, um crescimento enorme, mais ou menos 2,5% dos investimentos globais: a próxima meta é atingir pelo menos 10% dos investimentos globais.” Melandri destaca então a diferença entre ESG e Impact e os “desafios ” Política italiana para abrir uma reflexão séria sobre uma política fiscal que incentive o financiamento de impacto. Ouça a entrevista completa aqui.

Foto: Cúpula de Impacto Global em Málaga/Arquivo VITA

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."