Fact-checking do debate do governo sobre a crise

As eleições antecipadas colocariam em risco a lei das finanças?

A resposta é provavelmente sim. De acordo com o artigo 61 da Constituição, as eleições você tem que fazê-los no prazo de 70 dias a contar da dissolução das câmaras, opção a que Mattarella poderia recorrer em caso de demissão confirmado por Draghi. No entanto, são necessários pelo menos 60 dias para a apresentação de listas eleitorais e eleitores no exterior. Na prática, as novas eleições não devem ser organizadas antes de 60 dias e não depois de 70 dias. As primeiras datas úteis para a votação, em caso de dissolução antecipada das câmaras nos próximos dias, seriam, portanto, domingo 25 de setembro ou domingo 2 de outubro, um cenário nunca visto na história republicana italiana (desde 1948 as 18 eleições para renovar o Parlamento eles sempre seguraram entre fevereiro e junho).

Votação no início do outono montaria com os prazos fixados pelo chamado “ciclo orçamentário”, que fixa os prazos para a aprovação da lei orçamentária. É uma das leis mais importantes do estado porque detalha como os recursos públicos serão gastos no próximo ano e em que. Entre outras coisas, até 27 de setembro, o governo deve apresentar no Parlamento a Atualização do Documento Econômico e Financeiro (Nadef), que contém a atualização das previsões sobre a economia do país. O governo deve então apresentar a lei financeira para 2023 antes de 20 de outubro, que deve ser aprovada pelo Parlamento antes de 31 de dezembro.

Se este prazo não for respeitado, você arriscaria entrar no que é chamado de “exercício provisório”. Neste caso, a despesa pública é autorizada “por duodécimos”, ou seja, a despesa prevista pelo governo na lei das finanças do ano anterior é assumida e repartida por doze meses. O resultado representa o teto de gastos mensais para até quatro meses, com um impasse que pode durar no máximo até abril de 2022.