Gian Matteo Ramini, do coma às vitórias esportivas: todos os desafios do “Robocop”

Não há montanha mais alta do que aquela que não sobe”, cantou Jovanotti. Gian Matteo Ramini ele acreditou em sua palavra, porque a vida em menos de vinte e cinco anos já colocou diante dele obstáculos aparentemente intransponíveis, mas ele sempre saiu vitorioso, pronto para enfrentar a próxima ascensão.

O acidente

Este jovem desportista bolonhês era uma estrela de kung fu em ascensão, então em 19 de julho de 2015, enquanto estava de férias com amigos em Portugal, ele escorregou nas rochas, batendo a cabeça violentamente para acabar em coma.

Depois de acordar, chegaram os meses de reeducação: Desde aquele 19 de julho anterior fiquei enojado com a minha condição – diz ele hoje – por dentro eu estava escuro e não ia embora. Eu não queria enfrentar o que havia tomado conta da minha vida. Então eu disse a mim mesmo que só perdedores reclamam sem fazer nada e eu nunca fui. Eu arregacei as mangas, cerrei os dentes e comecei de novo. Ainda tenho muita raiva dentro de mim pelo que aconteceu, mas aprendi, e ainda estou aprendendo, como canalizá-la em tudo o que faço.

O Calendário Esportivo Robocop

Por exemplo, no desafio que ele descobriu apenas alguns meses após o acidente: para-escalada. Com determinação e treino rigoroso no Pgs Welcome, iniciou a competição com bons resultados na categoria Rp1, aquela dedicada à deficiência motora, tanto que ganhou também uma convocatória para os campeonatos do mundo que decorrem em Moscovo em setembro de 2021. chamando ele então Robocop (esse é o apelido que ele escolheu) também voltou a treinar com Sempre Avanti e em 27 de novembro voltou a lutar em pé de igualdade: foi a primeira vez em um jogo depois de acordar do coma. Uma exposição que abriu caminho para um bis que terá que esperar pelo menos alguns meses. Nesse meio tempo, de fato, Ramini terminou seus estudos, obteve uma licenciatura em ciências do esporte e depois se dedicou à escalada. Há poucos dias, ele terminou em sexto na primeira rodada da Copa do Mundo em Salt Lake City, enquanto no sábado ficou em primeiro lugar na terceira fase da Copa da Itália em Valdaone, na província de Trinta. O calendário competitivo do Robocop é realmente rico: no final de junho, a segunda rodada da Copa do Mundo começará em Innsbruck, depois o International Masters em Imst e novamente a competição do Campeonato Mundial em Villars. A missão é tentar chegar à final mas o objetivo é outro: “Não vejo a hora de medir e ultrapassar os meus limites”. Para acompanhá-lo em todas as aventuras há sempre um íman comprado durante os dias passados ​​em Portugal em 2015: Eu sempre carrego comigo para me lembrar de quem eu sou. O início de um processo muito longo e cansativo que me deu e ainda me dá emoções maravilhosas.

O boletim informativo Corriere di Bologna

Se quiser manter-se informado sobre as novidades de Bolonha e Emilia-Romagna, subscreva gratuitamente a newsletter da Correio de Bolonha. Ele chega diretamente à sua caixa de entrada às 12h todos os dias. Basta clicar aqui.

10 de junho de 2022 (alterar 10 de junho de 2022 | 19:00)