Laurie Anderson: entrevista em Locarno 2022

Laurie Anderson, em Locarno 2022 para receber o Ticinomoda Vision Award, falou-nos da sua visão do mundo e da arte.

Coração de cachorro: Laurie Anderson com seu cachorro

Aos setenta e cinco, Laurie Anderson é a mesma elfa sorridente que acompanhou seu marido Lou Reed em suas extraordinárias performances experimentais. Envolta em um vestido grande e colorido com sapatos combinando, a artista se move graciosamente para atender às demandas dos fotógrafos Festival de Locarno 2022 tanto que parece estar dançando. Nem precisamos de lhe fazer perguntas, é um dilúvio porque ela conta com espantoso entusiasmo o filme português que viu assim que chegou a Locarno (Onde é esta rua? Ou sem antes e depois de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, ed.). Um filme sem palavras, com uma única música no final, todo construído com postais de Lisboa que tanto a fascinaram. A comparação com a realidade virtual surge de imediato de forma espontânea, um meio com que a pioneira da tecnologia se divertiu a experimentar e que continua a revisitar frequentemente com novos projetos.

Laurie Anderson Locarno 2022 2

Laurie Anderson convidada para Locarno 2022

“Um filme que você ama captura sua mente, deixa você parado, focado na tela. A realidade virtual, por outro lado, requer o uso de todo o corpoexplica Laurie Anderson, em Locarno para receber o Ticinomoda Vision Award, prêmio com um nome tudo menos casual, dada a profunda reflexão do artista sobre o meio. “Há duas maneiras diferentes de usar as imagens. A reflexão é tanto mais necessária quanto hoje, mesmo em festivais de cinema, vemos pessoas andando com os olhos cravados em seus celulares. São imagens, estão procurando informações? seria interessante entender.”

América? Risco de guerra civil, muitas armas em circulação

Laurie Anderson Locarno 2022 4

Laurie Anderson convidada para Locarno 2022

Laurie Anderson foi recentemente objeto de uma grande retrospectiva no Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, em Washington. Sua arte vai da música à escultura, da encenação à atuação. Sua voz, que ficou famosa por canções como Oh Super-Homem em 1981, ele se presta a experimentar o primeiro software de edição vocal que o dobra para transformá-lo em um timbre masculino. O seu percurso de investigação sempre andou de mãos dadas com uma investigação do presente à qual Anderson continua a atentar, oferecendo-nos o seu ponto de vista sobre a situação sociopolítica: “Como americano, posso dizer que as coisas não estão indo bem. Há muitas armas em circulação, é frustrante porque uma guerra civil pode estourar. O nosso é o país mais violento do mundo. mundo. uma fase de crise e acho que não vai melhorar. A próxima pandemia pode acabar com milhões de pessoas.”.

Laurie Anderson Locarno 2022 3

Laurie Anderson convidada para Locarno 2022

Apesar da análise implacável da realidade, Laurie Anderson confessa que se considera otimista e a razão é simples: “Os otimistas levam uma vida mais feliz. Ninguém pode provar para você que a situação vai melhorar, mas também não pode piorar. Nessa situação, a escolha é sua, mas escolher a infelicidade não é sábio. Tentei incorporar esse conceito ao meu filme Heart Of Dog, lançado em 2015. A vida é cheia de coisas tristes, mas escolher a tristeza é algo muito insalubre”.

Heart of a Dog: Laurie Anderson relata amor e morte em Veneza 72

A arte também é sobre quebrar as regras

Laurie Anderson Locarno 2022

Laurie Anderson convidada para Locarno 2022

Laurie Anderson admite que continua recebendo questionamentos sobre o papel do artista na sociedade e ainda não encontrou uma resposta convincente. “O artista pode ajudar a mudar o mundo? Eu realmente não sei, mas talvez a resposta seja sim porque o artista tem empatia. Basta pensar em Bob Dylan e suas músicas Ele estava falando sobre perdedores tornando-os mais atraentes. é uma corrida para vencer, a pressão é muito forte então é importante ter um cantor de perdedores. Dá uma visão mais saudável da realidade. .Se não perdêssemos coisas e pessoas não teríamos arrependimentos e sem arrependimentos nós não teria a música, porque todas as músicas são sobre arrependimentos”.

Heart of a Dog: Laurie Anderson em uma imagem dela com seu cachorro

Como Laurie Anderson produziu muitas obras de arte de todos os tipos, é natural perguntar a ela o que você reconhece em uma grande obra de arte: “Difícil dizer, mas às vezes você encontra um produto que quebra todas as regras. Meus mestres me aconselharam a fazer a pior obra de arte, sem pensar nas regras, porque isso é algo que você pode aprender a ser livre”. E a liberdade levou Laurie Anderson a se juntar ao primeiro projeto cinematográfico do artista Mimmo Paladino, um filme inspirado em Dante’s Inferno estrelado por Toni Servillo e Sergio Rubini, um projeto que agora estaria em espera como ela revela, para acrescentar divertido: “Obrigado por me lembrar. Mimmo me mandou uma linda pintura e eu tenho que ligar para ele para agradecer”

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."