Migrantes, o navio Ocean Viking desembarca no porto de Toulon – Chronicle

O barco oceano vikingg, com 230 migrantes a bordo, incluindo 57 crianças que chegaram esta manhã ao porto de Toulon às 8h42, escoltado por navios franceses e um helicóptero. Está localizado na zona militar, inacessível até para jornalistas.

O navio vermelho do SOS Méditerranée está agora na base naval militar de Toulon (sudeste da França) de acordo com as imagens transmitidas ao vivo pela televisão francesa. Os migrantes passarão primeiro por um exame médico, depois as autoridades francesas iniciarão os procedimentos para a apresentação de pedidos de asilo. Segundo o ministro do Interior, Gerald Darmanincerca de oitenta migrantes já puderam ser confiados à Alemanha durante o dia, que chegou a um acordo com a França para se encarregar deles.

Passageiros começaram a desembarcar do navio Ocean Viking. O anúncio foi feito pelo prefeito de Var, Evence Richard, durante uma coletiva de imprensa no porto de Toulon. O prefeito adiantou que os serviços aduaneiros vão agora informar os passageiros do seu transporte para a zona de espera, onde será verificado o seu estado de saúde. A “área de espera” onde os migrantes serão acolhidos está localizada perto de Hyères, “precisamente na península de Giens”, especificou.

A posição da ONG
O desembarque na França de migrantes resgatados no Mediterrâneo central “não deve acontecer novamente”. Isso foi relatado pela ONG Sos Méditerranée, que administra o navio Ocean Viking, que chegou hoje a Toulon.

A França quer decidir “muito rapidamente” sobre o destino dos mais de 230 migrantes desembarcados do Ocean Viking no porto de Toulon, no sul da França, após mais de 15 dias de busca por um porto seguro no Mediterrâneo. “Nosso objetivo é iniciar muito rapidamente todos os procedimentos que nos permitam nos expressar sobre a situação dessas pessoas”, declarou o diretor-geral de estrangeiros do Ministério do Interior parisiense durante uma entrevista coletiva. Eric Jalon. “Uma entrevista será organizada dentro de 48 horas úteis”, em consulta com os agentes do Escritório Francês de Proteção aos Refugiados. Ser-lhes-á pedido que decidam sobre a pertinência ou não dos vários pedidos de asilo. As pessoas a bordo do Ocean Viking serão levadas para uma vila de férias na península de Giens, em Hyères, cidade turística a leste de Toulon. Para agilizar o procedimento, o Ofpra planejou mobilizar neste fim de semana dezesseis agentes capazes de realizar até 90 entrevistas por dia “(…) com procedimentos de repatriação para que retornem ao seu país de origem”, alertou Jalon. Dois terços dos passageiros do Ocean Viking serão realocados para nove países europeus – incluindo Alemanha (Berlim receberá cerca de 80), Luxemburgo, Bulgária, Romênia, Croácia, Lituânia, Malta, Portugal, Irlanda – como parte do mecanismo europeu de solidariedade , em que a Itália não participa desta vez.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."