Rádio digital e o futuro do rádio, entrevista com Eduardo Montefusco

O rádio é um meio de comunicação que, além dos equipamentos de escuta e transmissão, parece nunca ter mudado em 100 anos. Mas houve muitas mudanças do ponto de vista tecnológico, começando com o advento do rádio digital DAB. Como o mundo do rádio está mudando, como mudou após a pandemia e com o advento dos podcasts e, o mais importante, quais desafios as emissoras enfrentam para acompanhar os tempos? ? Conversamos sobre isso com uma das personalidades mais importantes da rádio italiana: Eduardo Montefusco, presidente do presidente da DAB Itáliao primeiro operador de rede de rádio digital na Itália, e Som de tamanho de rádio RDS.

Como o rádio está mudando e quais são os principais benefícios do rádio digital?

“A rádio sempre se adaptou à inovação e sempre procurou surfar no que havia de avançado tecnologicamente em sua presença. A principal vantagem do rádio DAB+ sobre o rádio FM é o som perfeito, que é uma espécie de slogan de toda a campanha de lançamento do sistema digital Digital Audio Broadcasting Plus. O FM teve uma progressão desordenada enquanto o sistema DAB Digital Audio Broadcasting sofreu uma evolução ordenada com frequências atribuídas a nós e com planejamento baseado em nosso consórcio que inclui todos os principais players de rádio da Itália. São muitos os atores que, como nós do Rds, entenderam a importância dessa plataforma em evolução, pois o mundo do rádio está sempre atento à inovação, à tecnologia, ao acompanhamento de estilos de vida. Hoje há um estudo da GFK que relata que existem mais de 8 milhões de proprietários de receptores digitais DAB+ entre os receptores domésticos e aqueles embutidos no sistema de infoentretenimento do carro, e dentro de um ano eles ultrapassarão a marca de 9 milhões”.

Quais as vantagens e qual a evolução desta tecnologia?

“Além do som quase perfeito do rádio digital, também é possível transmitir fotos de maestros ou artistas no ar, títulos de músicas, anúncios de utilidade pública. E então a vantagem do DAB é que enquanto eram necessários milhares de repetidores para cobrir 95% da população local, com o sistema digital DAB+ precisamos de muito menos: atualmente com 170 repetidores cobrimos 83% . Quando o FM surgiu, sua evolução foi o Radio Data System, um sistema integrado operacional fixo que alterava automaticamente as frequências conforme você se movia, em vez de exigir que o ouvinte as alterasse manualmente. A diferença com o sistema digital DAB é que em algumas áreas até conseguimos ter uma isofrequência: partindo de Roma ou Milão e chegando em Palermo ou Catânia, não notamos a mudança nas faixas de frequência digital (e não notamos, adicionar, “mexer” com o rádio: tudo é feito automaticamente, ed). A hipótese que está no nosso coração é no futuro – outros países já estão fazendo – parar o FM e favorecer apenas o sistema DAB”.

Na sua opinião, quais serão as próximas mudanças importantes do ponto de vista da evolução tecnológica do rádio?

“Na RDS, temos uma posição de liderança construída em anos de trabalho em formatos de rádio, que sempre foram muito bem-sucedidos conosco. Decidimos investir em conteúdo, que entre outras coisas também pode ser usado hoje em podcasting: já produzimos cerca de setenta deles com um sucesso incrível. Atualmente o público é o dos millennials e da geração zeta, que acompanham o conteúdo de áudio, mas também o conteúdo de vídeo produzido pelas emissoras. A evolução é justamente a expansão dos conteúdos de áudio e vídeo, cada vez mais realizada de forma multiplataforma. Por exemplo, abrimos uma televisão chamada RDS televisão social que graças a um acordo com o Facebook e Instagram nos dá a possibilidade quando a música de um artista estiver no ar ver as últimas fotos ou comentários postados pelo artista online, e iremos cada vez mais nesse tipo de integração para buscar sempre mais do que satisfazer o ouvinte”.