Sistemas automatizados Mmmt e Ums da Fincantieri testados em Portugal

Fincantieri informa que com suas subsidiárias Fincantieri NexTech e Ids (Engenharia de Sistemas), colabora com o Cssn (Centro de Apoio e Experimentação Naval) da Marinha Italiana durante o exercício militar anual Repmus (Experimentação Robótica e Prototipagem aumentada por Sistemas Marítimos Não Tripulados) 2023. evento organizado e organizado pela Marinha Portuguesa e pela NATO com a participação de forças militares estrangeiras, universidades e empresas de alta tecnologia.

O exercício actualmente em curso em Portugal permite à NATO e às suas nações parceiras, os Centros de Excelência da NATO e o Centro de Investigação e Experimentação Marítima da NATO, testar no terreno as soluções de última geração da Fincantieri, num ambiente realista de localização remota e remota. sistemas não tripulados, que incluem o Multi Mission Mus Toolkit, uma plataforma baseada no Sand (Surface Advanced Naval Drone) e no inovador Ums (Unmanned Management System).

Num contexto onde a dimensão subaquática adquire importância crescente devido à presença de infraestruturas, recursos e atividades críticas, na ocasião o CEO da Fincantieri, Pierroberto Folgiero declarou que “Fincantieri é um acelerador e um facilitador de tecnologias marinhas, capaz de fornecer recursos subaquáticos e capacidades de ação de superfície e garantir a interoperabilidade entre a frota e os veículos não tripulados.”

Especificamente, o Multi Mission Mus Toolkit pode ser integrado em navios e unidades da próxima geração já em serviço, aumentando assim a eficiência e a operação de atividades militares específicas e reduzindo ou mesmo eliminando a exposição do pessoal a riscos. No que diz respeito à plataforma UMS e às atividades de condução autónoma, estas são desenvolvidas com base na experiência adquirida com os sistemas de aeronaves telecomandadas da IDS (agora parte da Fincantieri NexTech) e podem ser supervisionadas pelos operadores através de estações de controlo remoto apropriadas.

O Sand, lançado no início de 2019 como parte de um projeto conjunto entre IDS, Effebi e Meccano Engineering, é o drone marítimo de superfície não tripulado, multifuncional e reconfigurável que pode ser usado para diversas missões, desde busca ao resgate, monitoramento ambiental até segurança marítima. Foi desenvolvido principalmente para abordar cenários operacionais recursivos ou perigosos nos quais o destacamento de pessoal pode ser substituído de forma segura e eficaz pelo uso de embarcações autônomas e não tripuladas.

Ao longo do último ano, o Sistema de Lançamento e Recuperação (Lars) foi integrado ao Sand, capaz de implantar os veículos subaquáticos autônomos da Graal Tech, spin-off da Universidade de Gênova, implementando assim as capacidades das unidades de aplicação da lei contra minas. , guerra anti-submarina e protecção de infra-estruturas críticas dos fundos marinhos. Graças ao UMS da Fincantieri NexTech, o Sand, atuando como gateway de comunicação, permite gerenciar uma equipe coordenada de sistemas não tripulados de diferentes tipos (voadores, de superfície e subaquáticos) a partir de embarcações terrestres virtuais ou de navios reais como o italiano Fremm.

O sistema também apresenta um alto nível de padronização de protocolos de dados, incluindo Catl para comunicação entre diferentes sistemas de comando e controle, que suporta a interoperabilidade de acordo com o novo Stanag 4817 da OTAN.

PARA SE INSCREVER ENTREGA GRATUITA NEWSLETTER DIÁRIO ITÁLIA

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."