SOS dos policiais à política e à sociedade: “Precisamos de uma força policial única”

BALERNA – A reunião ordinária do Sindicato dos Policiais da OCST foi realizada na sede da OCST em Balerna, durante a qual o Presidente Alessandro Polo leu um longo e sincero discurso, enviando um forte SOS à política e à sociedade sobre o que está acontecendo em particular no cantão . a polícia, com os cortes orçamentais previstos no decreto Morisoli e a batalha pelas pensões. Espera uma solução que possa evoluir para uma força policial única ou para uma força policial do Ticino, considerando o seu sector significativamente menos atraente do que o emprego nas forças policiais municipais.

É um verdadeiro grito de alarme, o de uma categoria que não se sente compreendida e apoiada, ao mesmo tempo que um apelo aos colegas para que façam ouvir a sua voz. Não houve agentes, salienta, durante a manifestação de Bellinzona há algum tempo e, na sua opinião, não adianta ameaçar greve e tomar medidas como apenas proceder a intervenções urgentes ou não cobrar multas.

O Polo faz parte das medidas de poupança, votadas tanto pelo Grande Conselho como pelo povo. Atingirão agentes que, como todos os outros, enfrentam o aumento dos seguros de saúde, do custo de vida, da inflação. “Dói… porque como todos vocês, me comprometo todos os dias a dar o máximo da minha energia ao trabalho em que acredito – que considero uma missão antes de uma profissão – e apesar disso há pessoas que me veem – eles nos veem – como um custo, como um privilégio, uma visão que não é endossada, mas até promovida por uma determinada política. Mas alguém pode me explicar quais são esses privilégios? Porque tentei procurar alguém, mas agora eu’ Estou tendo dificuldade em encontrar algo que nos diferencie de uma empresa privada”, questiona.

Com efeito, segundo ele, os trabalhadores do setor privado estão muito mais protegidos e valorizados, “o setor privado não queima assim os seus funcionários. As grandes empresas privadas investem para motivar os seus funcionários e evitar a fuga de talentos. O setor privado quando as coisas não vão bem, pede sacrifícios, que são aceitos. E quando as coisas vão bem, ele recompensa o desempenho, distribui bônus e valoriza seus colaboradores. E no setor público? Quando as coisas vão mal, ele corta… e quando as coisas vão mal, bem… ele corta impostos!”

Um ponto extremamente sensível é o relativo ao fundo de pensões. O sindicato negociou um acordo com o governo que terá que passar pelas urnas. Se não ganhar, diz, muitos serão obrigados, depois de 40 anos de trabalho no Estado, a passar a reforma no estrangeiro, talvez em Portugal, porque não terão meios para viver aqui. “Mas o que aconteceu? É muito simples, os serviços prestados pelo IPCT são maiores que as receitas e é por isso? Porque foram tomadas más decisões no passado. E quem tomou essas más decisões? O governo? O parlamento? A política em geral? Eu certamente não os aceitei e você certamente não os aceitou! Bem, o bom senso diria que por erros de gestão, é a gestão que deve pagar. Mas não… por parte da Política, mais uma vez, a conta deve ser inteiramente pago pelos trabalhadores, por nós… nós que não decidimos nada, nós que não demos a nossa opinião sobre estas más escolhas! Mas você entende o paradoxo?”

O acordo alcançado consiste em pagar mais 0,8% para continuarmos a ter a mesma contribuição para a reforma de antes, e “o que pagarmos a mais irá, no entanto, ir integralmente para o nosso património de reforma e o empregador pagará um pouco mais para preencher o abismo criado pelas más decisões”. ” do passado”. Caso contrário, o rendimento do agente seria igual a 25% do salário da AVS, contra por exemplo 42% no Valais, com o que foi negociado seria mediano. “Aí está, o Rolls Royce dos fundos de pensões que nos torna privilegiados para muitos…”, observa com amargura.

Outro problema que ele vê é o da atratividade significativamente menor da polícia cantonal em comparação com as forças policiais municipais. A diferença está no salário, quase 900 francos a menos por mês para os agentes cantonais, e nas tarefas: menos noites, menos horas no escritório, melhor equilíbrio entre trabalho e família. Polo se pergunta como tornar mais atraente o ingresso no cantonal, principalmente por não ter recursos para promover a profissão.

Um estudo foi feito em 2022 para entender como estão os agentes, mas o sindicato ainda não viu os resultados. Assim, para ter a noção, “será uma questão de enviar um inquérito a todos os polícias para podermos recolher, pelo menos em parte, as preocupações e sugestões de cada um de vós. Nos últimos anos, as sinergias com outros sindicatos policiais tornaram-se excelentes e por isso peço-lhe que, quando receber o inquérito, o preencha e que os seus colegas também o preencham. O Comandante reiterou durante a reunião de meados de novembro que qualquer sugestão para melhorar as condições de trabalho dos agentes é desaprovada e é isso que queremos fazer!”

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."