Taormina. Ex-Conselheiro Regional Marco Falcone visitando a Feira “Trinacria Oro”

Marco Falcone e Carmelo Portugal em Taormina

Taormina. Marco Falcone, conselheiro responsável pela infraestrutura e mobilidade na região da Sicília até algumas semanas atrás (junto com o presidente Nello Musumeci), estava visitando a atual feira “Trinacria Oro” (até segunda-feira, 7 de novembro) no PalaLumbi em Taormina. Falcone nella Perla dello Jonio foi recebido pelo seu querido amigo de longa data Carmelo Portugal, chefe da unidade técnica complexa da Empresa de Serviços Municipais, que gere os parques de estacionamento e teleféricos da capital siciliana do turismo. O ex-conselheiro regional também se reuniu com os membros da Diretoria da Asm (Alfio Auteri, Mario Smiroldo e Stefano Loria).

A CARREIRA POLÍTICA DE MARCO FALCONE

Marco Falcone, advogado, é casado e tem dois filhos. O seu envolvimento na política começou ainda muito jovem, atuando nas fileiras da “FUAN – Direita Jovem”, na qual ocupou o cargo de líder nacional e esteve também entre os que contribuíram para a fundação da “Acção Jovem”.

Em 1993, com apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Mirabella Imbaccari: foi o primeiro cidadão mais jovem da Itália.

Em 1996, aceitou a candidatura na lista da “Aliança Nacional” para a renovação da Ars, impondo-se, em virtude do resultado obtido com 5.581 preferências, o primeiro dos membros não eleitos do parlamento regional siciliano. No ano seguinte, foi reconfirmado prefeito de sua cidade e permaneceu no cargo até 2002. Em 2003, concorreu às eleições provinciais e foi o mais votado do colégio Calatino, razão pela qual, em julho do mesmo ano, foi nomeado conselheiro. Política Territorial e Proteção Civil da Província Regional de Catania, cargo que ocupará até fevereiro de 2008.

Em 14 de abril do mesmo ano, foi eleito deputado à Assembleia Regional da Sicília, ocupando primeiro o cargo de secretário e depois vice-presidente da Comissão Legislativa de Serviços Sociais e de Saúde.

Durante as eleições regionais de 2012, foi reconfirmado como deputado à ARS, ocupando o cargo de vice-líder do PDL. Com a criação do Forza Italia, em fevereiro de 2014, foi eleito por unanimidade presidente do grupo parlamentar.

Em 20 de janeiro de 2015, por ocasião da eleição do Presidente da República, foi designado como “grande eleitor” representando a Sicília.

Nas eleições regionais, o candidato à chefia do Forza Italia, na província de Catania, foi o mais votado com mais de 12.000 preferências.

Com o Decreto nº. 643 de 29 de novembro de 2017 pelo Presidente da Região foi nomeado conselheiro regional responsável pela Infraestrutura e Mobilidade.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."