Transplantes: troca de rins de doadores vivos entre Itália e Portugal

É a primeira vez na Itália. Troca bem sucedida entre dois pares de doadores e receptores incompatíveis em Vicenza e Porto. Em 2023, o número de transplantes cruzados aumentará

Roma, 11 de agosto de 2023 – Pela primeira vez, Itália e Portugal trocaram conjuntamente rins de dadores vivos para realizar dois transplantes. O Hospital San Bortolo de Vicenza e o Centro Hospitalar e Universitário do Porto participaram na dupla doação cruzada no dia 20 de julho. Este foi o quinto intercâmbio internacional realizado pela Central Nacional de Transplantação, mas o primeiro em que estiveram envolvidos o Instituto Português do Sangue e a Transplantação: nos quatro casos anteriores (o último datado de Junho passado), a combinação de donativos foi sempre realizado com hospitais espanhóis.

A doação cruzada permitiu o transplante de uma mulher de 45 anos, realizado no Centro de Transplante Renal do Hospital Vicenza dirigido pela Dra. Fiorella Gastaldon. O paciente tinha um doador familiar, um homem de 53 anos, com quem infelizmente não havia compatibilidade imunológica.

O casal de Vicenza estava inscrito no KEP-SAT (Kidney Exchange Program – South Transplant Alliance), o programa internacional de transplantes cruzados que une Itália, Espanha e Portugal, e o algoritmo de correspondência identificou um casal no Porto com quem havia uma relação mútua . compatibilidade.

Graças a um complexo trabalho de planeamento e logística de intervenção, gerido pelo Centro Nacional de Transplantação, pelo Centro Regional de Transplantação do Véneto e por instituições portuguesas, o rim do doador italiano foi retirado em Vicenza e transplantado no Porto, num hospital de 41 anos. idoso, enquanto o paciente italiano recebeu um transplante de rim doado por uma mulher de 36 anos.

Troca de rim no aeroporto de Treviso

A colheita de órgãos foi realizada simultaneamente em ambos os centros na manhã do dia 20 de julho. O rim português chegou ao aeroporto de Treviso pelas 14h10 a bordo de um voo da Força Aérea Portuguesa: os militares entregaram o órgão ao coordenador regional de transplantes do Véneto, Dr. Giuseppe Feltrin, recebendo em troca o rim italiano. O Vicenza 118 transportou imediatamente o órgão para San Bortolo, onde o transplante começou imediatamente. Ambas as operações foram bem sucedidas e todos os receptores e doadores regressaram a casa em excelentes condições.

“Graças à intervenção de Vicenza, 82 transplantes renais já foram realizados na Itália nos últimos anos graças a intercâmbios ‘cruzados’ entre casais incompatíveis, tanto graças a intercâmbios nacionais como internacionais – explica o diretor do Centro Nacional de Transplantes, Massimo Cardillo – Nos primeiros sete meses de 2023 já igualamos o número de transplantes de 2022, 9, e as redes envolveram 7 hospitais: Pisa, Novara, Parma, Roma Gemelli, Roma Tor Vergata e Pádua, além de Vicenza.”

“Estes números demonstram o sucesso de um programa que nos permite dar esperança aos pacientes com muita dificuldade de transplantar, graças a um importante trabalho de coordenação e integração entre os diferentes centros que nos permite obter resultados comuns. ainda em processo de transplante. a lista de tratamentos “pendentes”, conclui Cardillo.

A equipe do San Bortolo Vicenza

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."