A Virgem Peregrina chega à Catedral de Ragusa

Das aparições da Virgem aos três pastorinhos, em 1917, generalizou-se o costume de levar a imagem, estátua ou pintura da Virgem Maria às igrejas de determinado território. Um impulso decisivo foi dado pela imagem de Nossa Senhora de Fátima que também chegou à Itália vinda de Portugal. A primeira estátua da Virgem Peregrina de Fátima foi feita segundo as indicações da Irmã Lúcia e em 2003 foi entronizada na basílica do mesmo santuário de Fátima, e colocada numa coluna junto ao altar-mor. Para atender a tantos pedidos, foram feitos diversos exemplares que percorreram o mundo em diversas ocasiões, trazendo consigo uma mensagem de paz e amor. É, em suma, a história da peregrina Madonna que veio do santuário português que, nestes dias, tem sido venerada pelas comunidades de devotos e fiéis também no território da Diocese de Ragusa.

Momentos muito significativos como ontem na Catedral com a missa vespertina presidida pelo Bispo de Ragusa, Mons. Giuseppe La Placa, que relembrou a grande e positiva tensão espiritual que o venerado simulacro gerou na comunidade ibérica. Foi o diretor do escritório diocesano para a pastoral da saúde, o padre Giorgio Occhipinti, que quis que a estátua voltasse à região de Ragusa para dar um sinal de conforto às muitas pessoas em dificuldade, especialmente neste pós-pandemia . caracterizada por energia cara.

O prefeito de Ragusa, Giuseppe Ranieri, e os chefes de polícia provinciais também estiveram presentes na missa episcopal. Esta tarde a estátua estará no santuário de Gulfi. Às 17h, celebração eucarística presidida por Dom Francesco Forti, reitor do santuário. Às 18h, recitação do Rosário, procissão das tochas, procissão mariana no lugar do santuário, consagração ao Imaculado Coração de Maria, canto de Adeus e saudação final à Virgem Peregrina.