BCE: fim das compras de obrigações a partir de 1 de julho. Bolsas ruins, spread em alta – Economia

O BCE decidiu “encerrar as compras líquidas de títulos por meio do programa App a partir de 1º de julho de 2022”. Como esperado, o Banco Central Europeu manteve as taxas de juros inalteradas: a taxa básica permanece em zero, a taxa de depósito em -0,50% e a taxa de empréstimo marginal em 0,25%.

O BCE “pretende aumentar as taxas de juro em 25 pontos base na reunião de julho” e “pretende voltar a aumentar as taxas de juro em setembro”. Isso foi afirmado em uma nota, que disse que depois de setembro “espera-se que um ritmo gradual, mas sustentado de novos aumentos seja apropriado”.

O BCE espera que a inflação permaneça em níveis elevados “por algum tempo” e “a traga de volta à meta” de 2%, disse a presidente do banco central, Christine Lagarde, durante entrevista coletiva pós-conferência. em Amsterdã. Em setembro, enquanto o BCE está antecipando outro aumento da taxa após os 25 pontos base de julho, “um aumento maior será apropriado” se “as perspectivas de inflação de médio prazo se mantiverem ou se deteriorarem”. O presidente do BCE disse isso, abrindo-se para a hipótese de alta de 50 pontos base, como faz o Fed americano.

Conferência de imprensa de Christine Lagarde

A possibilidade de “escalada da guerra” e de um “impacto mais perturbador no fornecimento de energia da zona do euro” continuam a ser um “risco significativo para o crescimento”. “Se necessário, como mostramos no passado, estamos prontos para implantar um ajuste dos instrumentos existentes, ou novos instrumentos”, contra a fragmentação financeira dentro da zona do euro. Isto foi afirmado pela Presidente do BCE, Christine Lagarde, na conferência de imprensa após o Conselho do BCE, discutindo possíveis instrumentos contra o alargamento dos spreads. “Estamos comprometidos em garantir uma transmissão adequada da política monetária e, portanto, a fragmentação será evitada na medida em que prejudique a transmissão da política monetária”.

O BCE “não tolerará” episódios de fragmentação financeira na zona euro que ponham em causa a transmissão da política monetária em todos os países, podendo, se necessário, implementar novos instrumentos. Mas “não há um nível específico de taxas de títulos ou empréstimos, ou spreads de títulos que desencadearão qualquer intervenção específica”. Lagarde disse-o, assegurando que o BCE pretende “impedir que os riscos se concretizem”.

O desempenho da Piazza Affari está se deteriorando ainda mais após as decisões do BCE e com a conferência de imprensa da Presidente Christine Lagarde: o índice Ftse Mib caiu mais de 2%, confirmando Milão como a pior das bolsas europeias. Com efeito, Frankfurt caiu 1,5%, seguindo-se Madrid (-1,3%), Paris (-1,2%), Amesterdão (-1,1%) e Londres que oscilou em torno de uma perda de um ponto percentual. enquanto eles ficam títulos do governo sob pressão (o BTP de 10 anos atingiu 3,6%, espalhado em 215), na Piazza Affari, entre as principais ações, Iveco (-5%) e Tenaris (-4%), com Unicredit até agora muito sólido em ligeiramente negativo. O euro permanece em 1,07 em relação ao dólar.