Contagem regressiva para Nossa Senhora do Fogo: começa a novena

Em Forlì já é hora da Novena à Madonna del Fuoco. Seguindo uma tradição inalterada por séculos, a partir de 24 de janeiro e por nove dias consecutivos, a Catedral de Santa Croce será novamente palco de orações, catequeses e cantos em preparação para a festa litúrgica de 4 de fevereiro. Também neste ano, o Bispo de Forlì-Bertinoro renovou a disposição de transferir o ícone milagroso da Virgem da capela patronal do século XVII para o altar-mor, onde permanecerá até o final das celebrações.

A missa será celebrada diariamente às 8h30, 10h e 18h15. À tarde, pelas 17h30, haverá a recitação do terço, seguida da oração da novena. Após a decisão em 2021 de confiar o papel de pregador a uma mulher, Irmã Ornella Fiumana, seguida em 2022 pelo frade dominicano Michele Sciotti, retorna este ano um franciscano, padre Alessandro Ratti, da Basílica de Sant’Antonio di Padova. A oração da tarde será animada pelas paróquias, associações e movimentos eclesiais, que irão em peregrinação à Sé Catedral. O primeiro a sair, na terça-feira, 24, será o Vicariato da Unidade Pastoral do Centro Histórico, coordenado por padre Nino Nicotra.

No dia 25 será a vez dos Vicariatos Forlì Est e Forlì Nord Ravennat, no dia 26 em Bertinoro e Forlimpopoli, no dia 27 em Val di Rabbi e Val Bidente, no sábado 28 na Caritas e na comunidade diaconal, enquanto na segunda-feira 30, terça-feira 31 e quarta-feira 1º serão os vicariatos de Forlì Ovest, Acquacheta, Forlì Sud e Sud Ovest, respectivamente. A Fiorita dei bambini alla Madonna del Fuoco está marcada para domingo, 29 de janeiro (saída da procissão às 14h45 da Igreja de San Filippo Neri, via Giorgina Saffi), que acontecerá diretamente na Catedral: não será possível afixar os sugestivos desenhos “marianos” na base da coluna da Piazza Duomo, dominada pela estátua de Clemente Molli, dada a persistência dos trabalhos de limpeza, que devem terminar no dia 3 de fevereiro, véspera da festa.

Segue-se a peregrinação dos enfermos, organizada pela Pastorale della salute, Unitalsi e CVS. Na terça-feira, 31, a oração da tarde será conduzida pela Família Salesiana, guiada pelo diretor da Ópera de Forlì, P. Piergiorgio Placci, por ocasião da festa de São João Bosco. Às 20h30, está marcada a vigília juvenil, na presença do bispo, com o relato de uma experiência de serviço, adoração eucarística, possibilidade de confissão e entrega do primeiro gadget para os inscritos no Mundial Jornadas da juventude no próximo mês de agosto em Lisboa, Portugal. Na quinta-feira, 2 de fevereiro, às 10h, festa da Apresentação do Senhor, será celebrada a Santa Missa com a bênção das velas, seguida às 15h15 pela peregrinação dos idosos presidida pelo P. Enzo Scaioli e às 17h30 pelo a Missa Episcopal com religiosos e religiosas, por ocasião do Dia da Vida Consagrada.

Na noite anterior, será renovado o ritual evocativo de acender as velas nas portas e parapeitos das janelas, em memória do prodigioso incêndio que irrompeu na noite de 4 para 5 de fevereiro de 1428 na escola do mestre Lombardino da Riopetroso, localizada na corrente via Cobelli, que deu origem à devoção inalterada em Forlì pela mãe celestial. “As orações preparatórias para a festa principal – escreve dom Adamo Pasini em seu livro sobre a história de Nossa Senhora do Fogo – são recitadas desde a Antiguidade; mas não sabemos se a novena em forma pública foi feita antes de 1752”. O ilustre estudioso cita o Cônego Antonio Verzério, que deixou uma doação em dinheiro para iniciar de fato a função. As orações foram compostas pelo padre jesuíta Bombarda, mas logo se revelaram muito longas. O texto reduzido, que permaneceu praticamente inalterado até os dias atuais, entrou em vigor em 1786. Durante a novena, os músicos da capela musical da Catedral de Forlì executaram Ladainhas e Tantum Ergo. No dia da festa, a Capela vê os seus números duplicados, graças à ajuda de cantores e instrumentistas externos.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."