Cultura, dois dias de estudo sobre o Mediterrâneo no Royal Navy Arsenal em Palermo

Amanhã, quinta-feira 24 e sexta-feira 25 de novembro, terão lugar dois dias de estudo sobre o futuro do património cultural costeiro e subaquático no Arsenale della Marina Regia de Palermo (via dell’Arsenale 144), a partir das 9h30, na presença do Conselheira Regional do Patrimônio Cultural e Identidade Siciliana, Elvira Amata.

O encontro é promovido pela Superintendência do Mar da Região da Sicília, presidida por Ferdinando Maurici, que reuniu em Palermo oradores internacionais para uma comparação que vai até às zonas de “fronteira” entre o Mediterrâneo e o Atlântico, como a costa de Cádis e a costa portuguesa, e onde serão abordadas as questões críticas e perspectivas do Mare Nostrum com vista à sua melhor concretização e valorização.

O evocativo título “Onde a terra acaba e o mar começa” é uma citação do maior poeta português, Luís Vaz de Camões (1524-1580), influenciado por Virgílio e pelos grandes poetas italianos do Renascimento, de Boiardo a Ariosto.

A reunião põe em cima da mesa questões candentes da atualidade – sublinhou a Comissária Elvira Amata – que, no Mediterrâneo, têm de aliar história, protecção das paisagens costeiras e protecção dos depósitos submersos. É o caso dos desafios colocados pela procura de novas fontes de energia que, em todo o mundo, se orientam para o mar e para o vento e que no Mediterrâneo devem conciliar as necessidades de sustentabilidade e manutenção do rico património histórico e de Meio Ambiente».

Os dois dias vão confrontar as diferentes disciplinas de arqueólogos subaquáticos das Superintendências, historiadores paisagistas, engenheiros especializados em energias renováveis, ecologistas responsáveis ​​por estruturas públicas responsáveis ​​pela monitorização do “estado de saúde” do mar e juristas do direito da o mar.

Amanhã (24 de novembro), a partir das 9h30, as sessões se desenvolverão por meio de relatos de Francesca Pellegrino, professora de direito de navegação da Universidade de Messina; Vincenzo Franzitta, professor de física técnica da Universidade de Palermo para as perspectivas e impactos da energia extraída do mar; Emilia Vermiglio, também da Universidade de Messina, que vai analisar as potencialidades dos planos de aproveitamento do domínio marítimo do Estado como instrumentos de proteção do património costeiro; Emilio Martin Gutierrez da Universidade de Cádiz, sobre a realidade pantanosa da Baía de Cádiz; Chiara Caldarella de SopMare na orla marítima de Palermo em pintura.

Na sexta-feira (25 de novembro), os trabalhos recomeçam às 15h20 com um relatório de Hermenegildo Nuno Goinhas Fernandes, da Universidade de Lisboa, que vai examinar a zona costeira portuguesa; Roberto La Rocca, arqueólogo da SopMare que tratará das paisagens costeiras e da economia do mar na antiga Sicília; Vincenzo Infantino, gerente da Arpa Sicilia com quem a SopMare colabora ativamente na pesquisa; Barbara Davidde do Ministério da Cultura, com um relatório sobre a proteção e valorização do património cultural subaquático.

Os trabalhos das três sessões serão conduzidos por Daniela Segreto, chefe de gabinete da assessoria regional do património cultural; Domenico Targia, diretor do Parque Arqueológico Regional de Himera, Solunto e Monte Iato; Caterina Greco, diretora do Museu Arqueológico Regional de Salinas.

O objetivo do trabalho é explorar e traçar “rotas”, em que a pesquisa, o conhecimento, a proteção e a valorização do que a atividade humana construiu ao longo dos milênios possam caminhar de mãos dadas com a exploração sustentável do potencial.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."