Espanha, França e Portugal nas garras do calor opressivo

Uma onda de calor histórica porque foi extremamente precoce e generalizada atingiu a península e grande parte da França.

EU’Sudoeste da Europa Ele sente uma onda de calor excepcional, tanto por sua extrema precocidade quanto por sua extensão geográfica. Espanha, Portugal e França são particularmente afetados. o Península Ibérica há dias vem experimentando temperaturas que devem chegar até 43 graus centígrados (em Córdoba, em Andaluzia), segundo dados fornecidos pela Agência Nacional de Meteorologia (Aemet). Cujo porta-voz Ruben del Campo salientou que este é um episódio extremo que vem após a Espanha som gravado mês mais quente de maio dos últimos 100 anos.

O papel das mudanças climáticas

Em termos estritamente meteorológicos, o fenômeno foi causado por uma depressão localizada entre o Açores e o arquipélago de Madeira, no Oceano Atlântico. A perturbação provocou o aumento gradual da ar muito quente derivado de Magrebe para a Europa Ocidental, a partir do último fim de semana. Uma situação que deve durar pelo menos até domingo 19.

Mas para além da situação contingente, o episódio nada mais é do que a enésima prova e consequência da aquecimento global. De acordo com os cientistas, de fato, o aumento da temperatura média na superfície da terra e dos oceanos aumentará a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos. “UMA quente tão extremo, neste período ainda primavera, não é normal. A culpa é das mudanças climáticas”, afirmou Del Campo nesse sentido.

Esta é a quarta onda de calor extremo em 10 meses na Espanha

De acordo com AmetMesmo o noites eles serão “tropicais” com temperaturas mínimas que em muitas partes da Espanha não cairão abaixo de 25 graus. Além disso, nos últimos dez meses, a nação europeia já experimentou quatro episódios de onda de calor extremocomeçando com a de agosto de 2021, quando foi atingida a temperatura mais alta já registrada no país, com 47,4 graus em Montoro (também na Andaluzia).

Uma onda de calor extremo em Madri, Espanha © Pablo Blazquez Dominguez / Getty Images

Dentro Portugal a onda de calor começou na sexta-feira, 10, e deve durar até o final da semana atual. Também neste caso, as máximas oscilam entre 30 e 35 graus e devem poder exceder o limite de 40 nas áreas mais expostas. Uma situação que vai fazer exatamente isso agravar a secura já presente.

Na França, a primeira onda de calor desde que os dados são medidos

Dentro França o ar quente entrou do sudoeste na terça-feira, 14 de junho, e está gradualmente se espalhando por partes do território. Prevê-se que as temperaturas em várias regiões fiquem entre 35 e 36 graus até sexta-feira, mas aumentarão novamente no fim de semana, chegando a 38 graus com dicas de 40 em algumas regiões, segundo Météo France. Incluindo o meteorologista Frédéric Nathan explicou que a onda de calor pode ser “em todo o país, a mais antiga desde que os dados são medidos”.

Dentro 35 departamentos franceses, portanto, o racionamento de recursos hídricos. E levado em conta seca que nos últimos meses tornou grandes partes do território transalpino particularmente áridas, acredita-se que estão reunidas as condições mais perigosas para um possível surto de incêndios. Um risco considerado “extremo” mesmo em quase todo o território espanhol, segundo Aemet.

Licença Creative Commons
Este trabalho é licenciado Atribuição Creative Commons – Não Comercial – Sem Trabalhos Derivados 4.0 Internacional.