“Não existe cultura superior”. Papa responde às críticas dos indígenas

Não existem culturas superiores. Papa responde às críticas dos indígenas

“Não existe cultura superior a outras. A Igreja deve libertar-se da ideia de que este postulado pode legitimar a dominação e a coação”. No quinto dia de sua viagem ao Canadá, Papa Francisco responde aos protestos indígenasque pouco antes, no santuário nacional de Sainte-Anne-de-Beaupré, tinham exigia o abandono de uma doutrina eclesiástica do século XV, que eles acreditavam ter aberto o caminho para programas de colonização e assimilação. Este é em particular um bula papal emitida por Niccolò V em 1452 e depois nunca agrogata, com a qual reconheceu Alfonso V ao Rei de Portugal, nas suas conquistas nas costas africanas do Atlântico”faculdade livre para capturar e subjugar sarracenos e pagãosassim como outros não-crentes e inimigos de Cristo” e “tirar deles todos os tipos de bens, móveis ou imóveis”.

O Papa à política: “Contra os desafios globais, superando as divisões e as conveniências imediatas”

Na véspera do encontro com o primeiro-ministro Justin Trudeau, o Papa Francisco já havia reiterado suas desculpas aos nativos pelas políticas de assimilação realizadas no Canadá com o apoio da Igreja. Na mesma ocasião, também teve condenou o“loucura da guerra” e apelou para os desafios do multiculturalismo e um apelo à política porque você não olha para os prazos eleitorais, mas para as emergências do nosso tempo. “Paz, migração, clima de loucura e pandemia são desafios globais do nosso tempo – disse o Papa Francisco – que sublinham a necessidade de a política ir além dos interesses partidários. as sete gerações futuras. , sem conveniência imediata”.

Trudeau sobre os nativos: “As desculpas não encerram a questão, mas são um primeiro passo”

O pivô da viagem apostólica, no entanto, continua a ser o mea culpa da Igreja pela aprovação das políticas de assimilação dos nativos no Canadá, também aparece nas palavras do primeiro-ministro Trudeau. “Pedir perdão não encerra a questão, mas representa um primeiro passo – disse dirigindo-se ao Papa -. Suas palavras já tiveram um impacto enorme”.

“A recepção dos refugiados ucranianos é boa, mas o migrante não é temido”

Não divida o mundo em amigos e inimigos e não se arme até os dentes – o apelo então lançado pelo Pontífice -. A dissuasão não trará paz. A questão a fazer não é como continuar, mas como parar as guerras. “Bem, a recepção de refugiados ucranianos, ele diz, mas o multiculturalismo é um desafio permanente: não devemos ter medo do migrante, mas sim abraçar a diversidade de componentes e culturas”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."