Rally Italia Sardegna: tudo pronto para a quinta rodada do Campeonato Mundial

Duas semanas após o último encontro em Portugal, o Wrc 2022 para na Sardenha para a quinta jornada da temporada. Programado para os dias 2 e 5 de junho, o Rally Italia Sardegna será importante para a classificação dos pilotos, já que Rovampera tem uma boa vantagem sobre seus perseguidores.

Programa do Rali Itália Sardenha

O evento começa quinta-feira com o shakedown de 3,53 km na área de Olmedo. A largada oficial da corrida é dada no final da tarde, às 18h05 do Lungomare di Olbia. Imediatamente o teste mostra Olbia-Cabu Abbas de 3,23 km, então todos no parque fechado à noite. Sexta-feira é o dia mais longo, com 133,56 km que inclui a repetição das provas Terranova (14,19 km) e Monti di Ala ‘e Budduso (24,70 km) quatro vezes com dois serviços: um de 40 minutos entre os dois primeiros e os dois últimos voltas e os outros 45 minutos no final do dia. Sábado mais um dia de prova com 131,82 km cronometrados no programa. É a vez dos eventos Tempio Pausania (23,03 km), Erula-Tula (15,27 km), Coiluna-Loelle (21,60 km) e Monte Lerno di Pattada (17,01 km) serem repetidos duas vezes. Enquanto no domingo, as equipes são chamadas para uma etapa “mais leve” com 39,30 km de especiais: Cala Flumini (12,55 km) e Sassari-Argentiera (7,10 km) a serem repetidas duas vezes, e será a última volta em Sassari Argentiera a etapa de potência que dará pontos adicionais para a classificação do piloto.

Os protagonistas do P1

O primeiro número é Kalle Rovamperä, atual líder da classificação de pilotos, a bordo de seu Toyota Gr Yaris Rally1. A seguir, um Hyundai i20 N Rally1, o de Neuville e o Ford Puma Rally1 de Breen. A equipe Toyota Gazoo Racing classifica, além de Rovamperä, Katsuta, Evans e Lappi. Enquanto para a Hyundai, além de Neuville, são Tänak e Sordo que descolam, este último autor de uma grande corrida nas estradas de terra portuguesas a estrear-se no novo Rally1. Para o tema M-Sport Ford, Breen, Greensmith, Loubet e Fourmaux partiram. Ogier, vencedor no ano passado no Toyota Yaris Wrc Plus, não largará este ano.

Ranking de pilotos antes do Rally Italia Sardegna

Liderando a classificação de pilotos está Rovamperä com 106 pontos, seguido por Neuville com 60, Katsura com 38, Tanak com 37, Evans com 36, Breen com 34, Loeb com 27, Greensmith com 20 e Sordo empatado com Ogier em 19 por outro lado, a Toyota lidera com 175 pontos, seguida pela Hyundai com 116 e M-sport Ford com 94.