uma grande retrospectiva em Milão

Mário Dondero. Liberdade e compromisso é a nova exposição que Palácio Real de Milão dedicado a um dos protagonistas da fotografia italiana da segunda metade do século XX e fotojornalista de destaque no cenário internacional.

A exposição, com curadoria de Raffaella Perna, será instalada no apartamento dos príncipes e foi criada para oferecer um visão geral da obra de Dondero.

Tipo, como? Através de uma seleção de imagens pertencentes a reportagem e ensaio fotográfico alcançado ao longo de sua longa carreira, dos anos cinquenta aos dez anos do século XXI.

Além de muitas das fotografias mais icônicas, várias são apresentadas na tela planos inéditosfornecidos pelos arquivos do autor, incluindo alguns retratos de Pier Paolo Pasolini e Laura Betti.

Mario Dondero – Vaudeville Dancers, Milão, 1953

Mario Dondero em Milão: uma viagem pela fotografia

A exposição no Palazzo Reale quer retratar a longa jornada de Dondero através de uma história que segue um critério de dupla exposição: cronológico e temático juntos. A exposição nas dez salas do Appartamento dei Principi é concebida como uma história que se desenrola em diferentes fases, cada um concebido como uma micro-exposição. Vão desde fotografias das suas primeiras viagens a Portugal na década de 1950 a instantâneos tirados em Cabul ao longo dos anos.

O percurso da exposição

Sala 1além do texto introdutório à exposição, inclui um núcleo de fotografia social. Imagens realizadas na Península Ibérica, desde meados da década de 1950, até à fotografia, realizada em Málaga em 2001, com o retrato na palma da mão de um jovem combatente republicano desaparecido num fosso franquista

No quarto 2 em vez disso, somos apresentados seleção de 15 fotografias tiradas na Itália. Fotos que ilustram a migração interna no país, o processo de alfabetização, o trabalho rural, as manifestações políticas e sindicais, a atividade dos pescadores em Chioggia em 1980.

quarto 3 abriga um corpus de imagens criado em 1968 em Irlanda. Dondero documenta aqui vários aspectos da realidade social do país, incluindo a atividade da líder católica irlandesa Bernadette Devlin, durante sua campanha pelos direitos dos estudantes na Queen’s University.

O quartos 4 e 5 bem-vindo um foco dedicado a figuras de destaque no mundo do entretenimento, na Itália e no exterior. Apresentar os retratos de Pier Paolo Pasolini tirados no set do filme comícios de amorLaura Betti, Carla Fracci, Enzo Jannacci, Giorgio Gaber, Vinicio Capossela, Vittorio Gassman, Eugène Ionesco, Serge Gainsbourg, Jean Seberg.

Mario Dondero - Pier Paolo Pasolini com sua mãe Susanna, Roma, 1962
Mario Dondero – Pier Paolo Pasolini com sua mãe Susanna, Roma, 1962

Então o quarto 6 abriga os retratos de alguns dos grandes escritores e estudiosos do século XX. Eles vão desde o escritor americano de origem armênia William Saroyan, datilografado em 1959, até Günter Grass retratado em Milão em 1962. Também estiveram presentes o poeta experimental fundador do Novissimi Edoardo Sanguineti, Dacia Maraini e Pier Paolo Pasolini – retratado junto com sua mãe Susanna Colussi em sua casa na Eur – até a famosa foto de grupo do New Roman.

Sempre representado em quarto 7mas desta vez dedicado a pintores, escultores, fotógrafos, críticos de arte, diretores de museus fotografado por Dondero. Entre eles: Francis Bacon, Alexander Calder, Barbara Hepworth, Alberto Giacometti, Palma Bucarelli, Alberto Burri, Fabio Mauri, Elisabetta Catalano, Sergio Lombardo, Mimmo Rotella, Pierre Restany, Fausto Melotti.

quarto 8 reúne um importante núcleo de fotografias realizadas em França, que documentam a realidade social e política do país. As fotos relatam os congressos do partido gaullista no final dos anos 1950, as manifestações a favor de Mitterrand após o ataque à OEA em 1959, os acontecimentos de 1968, a bolsa de valores de Paris, a viagem de Deng Xiaoping à França em 1975, os protestos recentes em defesa dos direitos sociais que ocorreu em Paris em 2011.

quarto 9então concentre-se em relatório feito na Áfricaonde o fotógrafo voltou várias vezes ao longo da sua carreira: na Argélia durante o conflito com Marrocos, na Nigéria, na Costa do Marfim, no Senegal.

quarto 10finalmente reunir o fotografias tiradas em várias partes do mundo de 1978. Encontramos fotos do Brasil onde ele assume a vida de meninos de rua, em Berlim em 1989 nos dias que antecederam a queda do muro, em Cuba em pleno período especial, na Rússia e em Cabul, nas prisões e os hospitais onde operam Médicos de emergência.

Mário Dondero. Liberdade e compromisso
Ou Palácio Real, Piazza del Duomo 12, Milão
Quando De 21 de junho a 6 de setembro de 2023
Agendar De terça a domingo das 10h às 19h30.
Quinta-feira fechando às 22h30.
Entrada livre
Informação palazzorealemilano.it

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."