Transplante de córnea: essas crianças que voltam a enxergar graças aos doadores. No Veneto existe um banco de olhos: como funciona

Criançasrecém-nascidos, que voltam para readquirir a verolhar o mundo graças a um transplante de córnea. A última vez que aconteceu foi há menos de um mês: dois pequenos pacientes receberam um transplante de córnea aos seis e nove meses de idade, respectivamenteambos afetados por anomalia de Petersuma malformação congênita rara doolho, que afeta apenas um em um milhão de casos e causa opacificação da córnea. As duas operações, realizadas em um hospital da Emilia, exigiram dois tecidos doados em Veneto e selecionados pela Fundação Banca degli Occhi del Veneto entre aqueles com características biológicas adequadas. Assim, além do progresso técnico e da habilidade do cirurgião, o gesto de um doador adulto da região do Vêneto salvou a visão de dois pacientes muito jovens. O fato extraordinário é que o envio de tão raro e delicado tecido ocular para transplantes se repetiu, em 2022, onze vezes.

Bebês recuperam o sentido da visão

Fundação Banco de Olhos Venetocentro de referência para coleta e envio de tecidos oculares de Veneto, Friuli-Venezia Giulia e Província Autônoma de Trentoem 2022 enviou seis córneas para hospitais na região de Veneto, quatro fora da região e uma córnea para Liverpool, Reino Unido, para operações todos destinados a pacientes com menos de um ano de idadeacometida principalmente por glaucoma congênito, úlceras e traumas.

“Esses crianças esperam crescer com um aparelho visual funcional, graças aos avanços da cirurgia e graças ao sim, em 2022, de três mil doadores”, diz o diretor médico da Fundação Banca degli Occhi, Diego Ponzin. “Nesses casos, a possibilidade de selecionar tecido corneano de doadores adultos, às vezes até com idade bastante avançada, mas com características adequadas, foi fundamental. Um sinal que esperamos traga conforto não só para as famílias dos pacientes jovens, mas também para as de muitos doadores – continua -. É importante lembrar que o gesto de doar córneas pode dar esperança a milhares de pacientes, além de permitir resultados importantes. Ao mesmo tempo, a habilidade do cirurgião e a rapidez da intervenção são fundamentais: é somente fazendo um transplante nos primeiros meses de vida que a criança pode desenvolver adequadamente suas próprias funções cerebrais relacionadas à visão“.

Tecidos oculares mantidos pelo Banco de Olhos, figuras

No entanto, o caso dos pacientes jovens é apenas um aspecto da tendência mais do que positiva que envolveu toda a rede regional de transplantes do Vêneto e, em particular, a atividade do Banco de Olhos. No ano passado, na sede localizada no Pavilhão Rama de Mestre, 5.885 tecidos oculares foram tratados graças à doação de 3.001 doadores, ou seja, +6,4% em relação a 2021 e 37,8% de todas as córneas coletadas em 2022 a nível nacional. Em termos de transplantes, foram distribuídos 4.286 tecidos oculares em Itália, dos quais 1.782 no Veneto, 918 outros tecidos em países europeus como Portugal, Inglaterra e Alemanha, 66 em África (nomeadamente em estabelecimentos filiados na África do Sul e no Quénia) e 1 Na ásia.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."